Terapia Holística na prevenção ao Suicídio

Escrito por : Juliana Magrani

O tratamento de saúde mental tem nuances e deve ser diferenciado para cada indivíduo.

Porém novas técnicas tem surgido nesse apoio de tratamento e algumas são bem simples e acessiveis .


"Um recente artigo publicado na revista PLOS Medicine revelou que receber algumas sessões de terapia especializada juntamente com cartas pessoais de um terapeuta podem funcionar como uma forma de intervenção para indivíduos em risco de cometer suicídio.

Os pesquisadores testaram uma técnica chamada ASSIP (sigla em inglês para “Curto Programa de Intervenção de Tentativa de Suicídio”) com aproximadamente 120 pessoas que haviam sido internadas recentemente em um hospital na Suíça, depois de uma tentativa de suicídio.

Os participantes foram divididos entre um grupo de controle que recebia terapia convencional e o grupo ASSIP, que usava a terapia acompanhada de cartas escritas posteriormente pelo profissional de saúde mental.

O grupo ASSIP também foi submetido a três sessões especializadas com terapeutas que focaram em tópicos específicos, compartilhando histórias pessoais sobre o que os levou a atentar contra a própria vida. No segundo encontro, o paciente e o terapeuta assistiram ao vídeo juntos com a tarefa de refletir sobre o incidente depois que a sessão acabasse.

Na última sessão, o paciente e o profissional discutiram como prevenir o suicídio no futuro e o paciente traçou metas de longo prazo.

Depois que a parte do estudo associada ao tratamento foi concluída, os terapeutas enviaram aos pacientes do grupo ASSIP seis cartas no período de 24 meses.

As cartas continham, na maioria das vezes, instruções de segurança e informações para o autocuidado, mas também algumas frases pessoais específicas para cada paciente e que foram assinadas pelo especialista em saúde mental.

Os pesquisadores monitoraram os pacientes depois daqueles 24 meses e descobriram alguns resultados bastante surpreendentes.

Uma pessoa de cada grupo cometeu suicídio. No entanto, o grupo ASSIP registrou apenas cinco novas tentativas, comparadas com 41 no grupo de controle em que os indivíduos não receberam cartas ou um tratamento mais especializado de profissionais de saúde mental.

É importante salientar que o estudo foi conduzido em um grupo relativamente pequeno, e não há uma conclusão definitiva de como a técnica poderia ser aplicada na sociedade em geral. Uma limitação, segundo os autores, é que alguns pacientes desistiram do estudo durante os dois anos do processo de acompanhamento."

Segundo matéria do jornal The Washington Post, uma iniciativa que pode proporcionar um entendimento mais holístico de como o programa pode ajudar.

Esse estudo apresenta uma nova abordagem de tratamento de saúde mental, bastante interessante !

A terapia holística ( HOLOS = TODO) , cada caso dentro dessa abordagem é visto como UM e vai de encontro a solução apontada nesse estudo de atenção plena e suporte ao paciente A união faz a força , nesse caso, uma rede multidisciplinar de saberes podem se juntar para trazer uma luz de saúde a este paciente e seus familiares , são complementos a um tratamento tradicional e produzem bem estar e apoio de pertencimento , trabalhando a questão do amor incondicional e novas maneiras de leituras emocionais para acontecimentos.

Sabemos que o olhara tento, monitoramento e ajuda psiquiátrica se faz necessária.

Se você conhece alguém com esse transtorno


Envie mensagens [e-mail, Whatsapp, Mensagens de Instagram ], ligue — faça tudo o que for possível para enviar à pessoa uma mensagem de esperança, cuidado, atenção e apoio”, disse Dan Reidenberg, diretor executivo da organização Suicide Awareness Voices of Education (Save), em uma entrevista recente ao The Huffington Post.

Mais de 42 mil americanos morrem todo ano em consequência do suicídio, algo que efetivamente se pode evitar.

A melhor forma de reduzir o risco é a vigilância. Priorizar o tratamento adequado e oferecer apoio aos que sofrem de problemas mentais são cruciais para a intervenção — e, ao que parece, simples técnicas de terapia personalizada são um excelente complemento.

Caso você — ou alguém que você conheça — precise de ajuda,, ligue 141, para o CVV - Centro de Valorização da Vida. O atendimento é gratuito. No exterior, consulte o site da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio para acessar uma base de dados com redes de apoio disponíveis.

Juliana Magrani é psicoterapeuta Holística e CEO fundadora do projeto Iterappy!

7 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico. 
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. 

Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Terapia Online Certificada.

A Terapia Online (Psicólogos) foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática. A Terapia Online amplia o acesso de serviços de psicologia à população que vive em regiões com acesso limitado a serviços psicológicos e também para brasileiros que moram no exterior.

Por que fazer terapia online na ITERAPPY?

A ITERAPPY FAZ UM CRITERIOSO PROCESSO SELETIVO PARA PERMITIR QUE O PROFISSIONAL ESTEJA HABILITADO A PARTICIPAR DO NOSSO SITE.E por que isso é importante? Por conta do sigilo e privacidade exigidos neste tipo de atendimento. Fazer terapia é algo muito sério e nosso objetivo é contactar você a um terapeuta profissional, seja ele Holístico ou não.

Copyright © 2020 Iterappy.                                                                                                          Fale conosco contato@iterappy.com.br