Incerteza sobre a volta as aulas


A cada dia se aproxima a hora de voltarem as aulas presenciais nas escolas. A pandemia nos trouxe uma realidade completamente nova em todas as áreas da vida e não poderia ser diferente na educação, na escola.

Existem vários fatores que levam a nos posicionar favoráveis ou contrários em relação a essa questão, no entanto sabemos que cedo ou tarde, uma hora vai acontecer e precisamos nos preparar de maneira a tornar esse momento mais tranquilo e favorável aos alunos, pais e profissionais da escola.

Com a pandemia tivemos mais tempo para ficar em casa com nossos filhos, com diferentes desafios de convivência, trabalho remoto, em home office, as atividades escolares também pela internet além das novas "regras" de limpeza, higiene, segurança e o distanciamento social tão diferente do que temos ou tínhamos nas escolas e salas de aulas.

Todos nós nos adaptamos da melhor maneira, sem contar os professores e profissionais da escola que se reinventaram com as aulas remotas...

Enfim um cenário muito novo e diferente do que há alguns meses atrás…

E o que levaremos de aprendizado para a escola desses meses em casa?

Que sentimentos desenvolvemos ou resgatamos na relação mais próxima entre pais e filhos, entre os casais, como estamos em relação ao trabalho em casa, ao empenho dos professores para trazer o conhecimento acadêmico via internet?

Minha proposta aqui é analisarmos como estamos emocionalmente e o que podemos fazer para encarar esse retorno de maneira harmônica, consciente…

Como estamos lidando com as notícias de pessoas que ficaram doentes ou que faleceram provavelmente alguém próximo, conhecido…

Como processar esse luto? Essa questão que creio ser a que precisamos olhar com mais carinho, acolher esse sentimento sem julgamento, desenvolvendo as habilidades de empatia, acolhimento, escuta, reciprocidade, desenvolver a "qualidade da presença" e tudo isso muitas vezes "de longe" sem o aconchego do abraço que faz tão bem…

Aqui as diferentes terapias, a meditação, o falar, o ouvir nos ajudam a recolher e integrar esses aprendizados e levá-los para outros espaços inclusive para a escola. Somos "outras pessoas"

e assim pensemos na Escola, em voltar para a escola, voltar para o trabalho fora de casa…

A escola e também há de ser outra, vejo que as redes de ensino estão avaliando a maneiras de retornar com protocolos de distanciamento, número reduzido de alunos… Às famílias por sua vez cabe analisar qual o melhor momento para seus filhos voltarem…

Escrito por : Ana Angélica Terapeuta e Pedagoga



1 visualização
  • Facebook
  • Instagram

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico. 
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. 

Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Terapia Online Certificada.

A Terapia Online (Psicólogos) foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática. A Terapia Online amplia o acesso de serviços de psicologia à população que vive em regiões com acesso limitado a serviços psicológicos e também para brasileiros que moram no exterior.

Por que fazer terapia online na ITERAPPY?

A ITERAPPY FAZ UM CRITERIOSO PROCESSO SELETIVO PARA PERMITIR QUE O PROFISSIONAL ESTEJA HABILITADO A PARTICIPAR DO NOSSO SITE.E por que isso é importante? Por conta do sigilo e privacidade exigidos neste tipo de atendimento. Fazer terapia é algo muito sério e nosso objetivo é contactar você a um terapeuta profissional, seja ele Holístico ou não.

Copyright © 2020 Iterappy.                                                                                                          Fale conosco contato@iterappy.com.br